A Associação Comercial e Industrial de Nhandeara em parceria com o Sebrae-SP e com a FACESP realiza a palestra "A Realidade das MPEs e a Participação das Mulheres no Universo Empreendedor", ministrada por Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP no dia 20 de agosto de 2013, às 19 horas, na sede da ACIN (Rua José de Paula da Silveira, 698 - Centro).
Conteúdo: A presença da mulher no mercado de trabalho é cada vez mais sólida. Parte dessa constatação esta relacionada à luta feminina pela igualdade e autonomia. Mães, esposas, donas de casa e também empresárias, as mulheres fazem jornadas duplas e até triplas para conquistarem o espaço que merecem. O empreendedorismo feminino já transformou a realidade de muitas famílias brasileiras, que agora tem mulheres como “Chefes da Casa”. O Estado de São Paulo possui 1,4 milhão de mulheres empreendedoras, ou seja, 20,9% das mulheres empreendedoras do Brasil. Na comparação de 2000 com 2010, houve um aumento de 441 mil mulheres empreendedoras no Estado. Ano após ano o sexo feminino conquista cada vez mais espaço nesse universo empreendedor. Como empresárias ou não, as mulheres são fundamentais para o desenvolvimento do país e, principalmente, para o futuro.
Bruno Caetano é formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutorando na área de Ciência Política e Governo também na Universidade de São Paulo (USP). Atuou como assessor especial do prefeito de São Paulo-SP coordenando projetos estratégicos e multi-setoriais, também exerceu a função no Governo do Estado de São Paulo, como subsecretário de gestão estratégica da Casa Civil. Foi Secretário de Comunicação no Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é Diretor Superintendente do Sebrae-SP. Desenvolveu pesquisas na área da Ciência Política dedicada ao tema da governabilidade e equilíbrio de poderes nas esferas sub-nacionais. Atuou como assessor especial do prefeito de São Paulo-SP e Secretário de Comunicação no Governo do Estado de São Paulo, coordenando a comunicação do governo com a sociedade, o relacionamento com a imprensa e a elaboração de campanhas de utilidade pública. Desenvolveu um trabalho de utilização de ferramentas da web 2.0 para relacionamento do governo com a sociedade. Atualmente é Diretor Superintendente do Sebrae-SP.